7ª sessão do curso livre sobre História - Património - Turismo

Ao Sabor de Portugal - Rotas do Turismo Gastronómico

Como numa conversa intimista, iremos em viagem ao Sabor de Portugal. O mote é a gastronomia sempre ancorada no seu berço mais que perfeito, a paisagem física e humana. No estreito e fino limite que distingue o Sul do Norte, o Interior do Litoral iremos encontrar, tanto de franjas, como de centros telúricos, todos unidos pelos fios invisíveis que tecem a unidade da cozinha portuguesa. 

 O turismo gastronómico descobre-se devagarinho. Há ainda a incapacidade de valorizar a riqueza das partes que constituem o todo. Mas para a ação precisamos mergulhar a fundo no território e dele extrair o conhecimento que nos irá guiar na constituição de possíveis rotas gastronómicas. 
A acumular à estratégia, nunca esquecer o sabor. Não o cliché propagado na versão comercial de cozinha portuguesa, mas aquele que vive escondido em memórias e histórias que mataram a fome e fizeram a festa dos que nos antecederam. 
Ao sabor de uma boa conversa, descobrir Portugal e perceber como podemos exportar o território e tudo o que nele acontece.