Os Brasileiros de Torna-Viagem
Ana Sílvia Albuquerque
Durante o século XIX, Portugal viveu um período de turbulência política, dificuldades económicas e mudanças sociais. Como resultado, muitos cidadãos portugueses, nomeadamente oriundos da região noroeste de Portugal, deixaram o seu país de origem e emigraram para o Brasil em busca de melhores oportunidades ou reagrupamento familiar.
Embora tenham enfrentado muitos desafios no Brasil, as suas experiências e contribuições desempenharam um papel crucial na formação do cenário cultural, económico e social do Brasil e de Portugal.
Importantes foram os benefícios que Portugal obteve quando estes indivíduos regressaram a casa. Trouxeram consigo novas ideias, competências e recursos que ajudaram a revitalizar a economia portuguesa e a contribuir para o seu desenvolvimento cultural e artístico.
Os «brasileiros» desempenharam um papel fundamental na modernização da indústria e da agricultura portuguesas, e as suas contribuições foram sentidas em áreas como arquitetura, literatura e música.
Acresce o seu papel assinalável na melhoria da vida de conterrâneos por meio de diversas formas de filantropia, incluindo o estabelecimento de hospitais, escolas e legados a organizações de caridade e bem-fazer, como misericórdias e ordens terceiras.