O arqueólogo esloveno Mitja Guštin, natural de Pirán na costa adriática,quando era criança descobriu a Península Ibérica na biblioteca de seu pai e no Verão de 1970, ainda como estudante, participou numa viagem de fim de curso que o trouxe até aos confins da Europa ocidental. No outono de 1996 voltou já como professor e arqueólogo, não só para observar as diferenças operadas entretanto pela democratização de Portugal e de Espanha, mas também em consequência «da nostalgia daquela estupenda experiencia anterior». E também “Em busca dos vestígios da Ibéria” para os comparar com os da sua região natal, bem perto do centro de onde irradiou a celtização da Europa.

 

Ao passar por Portugal, o Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia organizou então no Solar Condes de Resende uma mesa redonda intitulada “A Idade do Ferro na Europa”, onde participou conjuntamente com Armando Coelho Ferreira da Silva e António Manuel Silva.

 

Este livro não é um livro de Arqueologia, embora esta esteja presente em todas as suas páginas. É sobretudo um livro do afeto e das recordações que permaneceram na memória deste nosso colega e amigo que em 1994 conhecemos na Faculdade de Letras da Universidade de Ljubljana aquando do encontro inaugural da European Association of Archaeologists.

 

Para nós ibéricos, portugueses e espanhóis, é um livro que nos mostra através do olhar atento de um europeu de leste os vestígios que existem do nosso passado remoto, mas também do que era a Arqueologia e a sociedade nos finais dos tempos de Marcelo e de Franco e aquelas outras, bem diferentes, que vigoravam nos meados da década de noventa do século passado.

 

Tendo-me solicitado que traduzisse esta sua interessante memória, ela concretizou-se num belo livro em esloveno, castelhano e português, cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 16 de Outubro, e que em breve poderá ser adquirido entre nós através da Loja on-line da Confraria Queirosiana.