Decorreu na segunda quinzena de Agosto a quarta campanha de escavações arqueológicas no Castelo de Crestuma, realizada pelo Gabinete de História, Arqueologia e Património da Confraria Queirosiana, com o patrocínio das Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM. Os trabalhos foram coordenados por António Manuel Silva e Gonçalves Guimarães que dirigiram uma equipa de 18 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e outros especialistas, tendo incidido em diversas áreas daquele sítio arqueológico.

 

 

Para além de numerosos entalhes e “buracos de poste” abertos na rocha natural – um dos elementos mais característicos desta estação arqueológica – as escavações proporcionaram outras descobertas de muito interesse, nomeadamente diversos muros datáveis de entre os séculos IV a VI e uma sepultura escavada na rocha da plataforma aplanada do topo do Castelo, que remontará aos séculos X-XI.

 

 

 

À semelhança das campanhas anteriores foram recolhidos milhares de objetos arqueológicos, com destaque para a cerâmica, com cronologia entre a Idade do Ferro (1º milénio antes da nossa era) até à Idade Média. Os fragmentos de uma telha romana com uma inscrição dos séculos V-VI contam-se entre os achados mais curiosos. Foram também feitas recolhas de amostras de terras para análise e datação de materiais orgânicos. Como trabalhos complementares foram iniciados o estudo geomorfológico e mineralógico do lugar, bem assim como ações de prospeção nas imediações, que revelaram uma necrópole medieval com sepulturas abertas na rocha, bem assim como de outras estruturas junto ao rio, provavelmente portuárias.

 

            Aproveitando uma maré viva, em setembro será feita uma nova sondagem para melhor caraterização do cais romano descoberto no ano transato em Favaios. Na mesma ocasião a arqueóloga subaquática Cândida Simplício, com a colaboração dos mergulhadores da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Gaia, fará um reconhecimento do leito do rio que banha a zona ribeirinha do Castelo.

            Paralelamente aos trabalhos arqueológicos, esteve aberta ao público junto da entrada do Parque Botânico a exposição itinerante “Castelo de Crestuma: a Arqueologia em busca da História”, que irá agora percorrer diversos espaços de Vila Nova de Gaia.

            Os resultados desta campanha serão apresentados ao público num evento integrado nas Jornadas Europeias do Património, no próximo dia 21 de setembro, a partir das 15 horas, no Solar Condes de Resende.

 

J. A. Gonçalves Guimarães

António Manuel Silva