Homenagem nacional a Eça de Queirós

Nos passados dias 4 e 5 de janeiro na homenagem nacional que começou na Fundação Eça de Queiroz em Santa Cruz do Douro, Baião, estiveram presentes nas cerimónias e na guarda de honra aos restos mortais do escritor os seguintes confrades da Confraria Queirosiana (alguns também em representação de outras instituições): Afonso Reis Cabral presidente da administração da FEQ e confrade honorário; Amélia Maria Gomes Sousa Cabral confrade honorária; António Pinto Bernardo da direção da ASCR-CQ; Carla Alexandra de Jesus Almeida; Carlos Alberto Dias de Sousa da MAG da ASCR-CQ; Dalila Rodrigues ministra da Cultura e confrade honorária; Engrácia da Costa Tavares; Eva Cristina Ventura Baptista; Fernando Rui Morais Soares da direção da ASCR-CQ; Inês Cunha Jorge; João Emílio S. Carvalho de Almeida da MAG da ASCR-CQ; João Fernandez Cardoso de Albuquerque; João Martins Cardoso de Albuquerque; Joaquim António Gonçalves Guimarães da direção da ASCR-CQ; José Luís Carneiro, deputado e confrade honorário; José Manuel Alves Tedim da MAG da ASCR-CQ; Luísa Martins Cardoso de Albuquerque; Manuel Guimarães da Fonseca Nogueira da direção da ASCR-CQ; Manuel Maria Moreira da direção da ASCR-CQ; Maria de Fátima Teixeira secretária da direção da ASCR-CQ; Mário Cláudio confrade honorário e escritor; Paula Carvalhal presidente do conselho de curadores do conselho de administração da FEQ em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e confrade honorária.

No Panteão Nacional no dia 8 de janeiro estiveram pelo menos os seguintes confrades, também muitos dos quais em representação de outras instituições: Afonso Reis Cabral descendente do escritor que leu o elogio fúnebre, presidente da administração da FEQ e confrade honorário; Carlos Reis professor da Universidade de Coimbra e coordenador da Edição Crítica das obras do escritor, que leu diversos trechos das suas obras, e confrade honorário; Dalila Rodrigues ministra da Cultura e confrade honorária; Guilherme de Oliveira Martins,

presidente da administração da Fundação Calouste Gulbenkian e confrade honorário; Isabel Pires de Lima professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que leu diversos trechos das suas obras, e confrade honorária; Joaquim António Gonçalves Guimarães da direção da ASCR-CQ e confrade honorário; José Luís Carneiro, deputado e confrade honorário; José Manuel Alves Tedim da MAG da ASCR-CQ; Maria da Graça Eça de Queiroz Cabral Nicolau de Almeida descendente do escritor; Mário Vieira de Carvalho professor jubilado da Universidade Nova de Lisboa, ex-secretário de estado da Cultura e confrade honorário, e Paula Carvalhal presidente do conselho de curadores do conselho de administração da FEQ em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e confrade honorária.

No âmbito da concessão de Honras de Panteão Nacional Evocação a José Maria Eça de Queiroz, o Grupo de Trabalho da Assembleia da República convidou diversas entidades a desenvolverem iniciativas que analisem, comentem e divulguem a vida e obra do escritor. A associação Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, EUP (ASCR-CQ), no âmbito deste convite, vai promover as seguintes: janeiro, 30, quinta-feira, 18,30-19,30 horas - «Eça de Queirós no Egito e Terra Santa», conferência no Solar Condes de Resende e por videoconferência de acesso livre pelo Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, egiptólogo, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vice-presidente da direção da ASCR-CQ; diretor da Revista de Portugal; fevereiro, 27, quinta-feira, 18,30-19,30 horas - «Entre a Arcada e São Bento. Eça de Queirós vê Lisboa», videoconferência de acesso livre pela Mestre Irene Fialho do CLP da Universidade de Coimbra, investigadora do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição) da Universidade Nova de Lisboa; membro do conselho cultural da Fundação Eça de Queiroz e da ASCR-CQ; março, 27, quinta-feira, 18,30-19,30 horas - «Eça de Queirós na Roménia», videoconferência de acesso livre pela Prof.ª Doutora Cristina Petrescu da Universidade Babeș-Bolyai de Cluj-Napoca, Roménia, confrade honorária da Confraria Queirosina; abril, 24, quinta-feira, 18,30-19,30 horas – «Os roteiros queirosianos e o Turismo Cultural», conferência no Solar Condes de Resende e por videoconferência de acesso livre pelo Prof. Doutor J. A. Gonçalves Guimarães, presidente da direção da ASCR-CQ; em maio em datas a indicar será feito o Roteiro queirosiano de Gaia e Porto, com visita guiada organizada pela ASCR-CQ.