Curso livre sobre Revoluções e Constituições - 6.ª sessão
Solar Condes de Resende
Sábado, 4 de janeiro – 15-17 horas
Curso livre sobre Revoluções e Constituições
- 6.ª sessão: A Revolução de Setembro (1836/1837) no Portugal Liberal
Solar Condes de Resende
Sábado, 4 de janeiro – 15-17 horas
Curso livre sobre Revoluções e Constituições
- 6.ª sessão: A Revolução de Setembro (1836/1837) no Portugal Liberal
Solar Condes de Resende
Quinta-feira, 26 de dezembro – 21,30 horas
Palestra das últimas Quintas-feiras
No Capítulo da Confraria Queirosiana 2019 foi lançado o livro , de Joana Almeida Ribeiro, elaborada no âmbito dos trabalhos do projecto dos investigadores-tarefeiros do Solar Condes de Resende, que decorre no Solar Condes de Resende desde 2005, por protocolo celebrado entre a Confraria Queirosiana e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Com prefácio de José Manuel Lopes Cordeiro sobre o enquadramento do tema na industrialização de Portugal, e um pós-fácio de J. A. Gonçalves Guimarães
No capítulo da Confraria Queirosiana 2019, apresentado pelo seu director, Luís Manuel de Araújo, foi lançado o n.º 16 da Revista de Portugal, nova série, tendo na capa uma pintura sobre tema queirosiano do pintor Adias Machado. No seu interior, o editorial do director adjunto J. A. Gonçalves Guimarães alude às comemorações sobre os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães e da utilidade das mesmas para repor a História no lugar dos mitos. Segue-se uma homenagem a três sócios falecidos, o pintor amador António Rufo,
Solar Condes de Resende
Sábado, 7 de dezembro – 15-17horas
Curso livre sobre Revoluções e Constituições
- 5.ª sessão: Da Revolução de 1820 ao triunfo do Liberalismo: a divisão na Igreja portuguesa
A concretização da ideia liberal, entre nós, teve com a estrutura religiosa uma atitude regalista. O poder político liberal tentou maximizar as estruturas eclesiásticas existentes, sobretudo as suas ramificações locais, para construir e manter canais de comunicação entre os órgãos de decisão centrais e as massas populares. Os párocos eram os “novos mecanismos de poder” que se queriam articulados com o novo poder político e tiveram, pela governação liberal, tratamento diferenciado, pelo menos os que se mostraram abertos a colaborar com as autoridades instituídas. Ao contrário, o frade foi, amiúde, ridicularizado pelas autoridades pensantes e políticas do constitucionalismo.
A partidarização da Igreja (do topo à base) foi um facto inegável. Muitos seculares (e regulares) não estavam alheios às ideias e ao espírito do séculoe não raras vezes aparecem interligados a movimentos de carácter liberal, sofrendo consequências dessa coragem política.
por Prof. Doutor José António Oliveira
Inscrição prévia obrigatória
Solar Condes de Resende
Sábado, 30 – 15-17horas
Curso livre sobre Revoluções e Constituições
- 4.ª sessão: “O Cardeal Saraiva - a Constituição de Cádis de 1812 e o primeiro texto constitucional português”.
Frei Francisco de São Luís, futuro Cardeal Saraiva, foi um Ilustrado Limiano que conheceu nos livros que leu os ideais que conduziram a burguesia portuense de inícios do XIX a rechaçar as tropas francesas de Junot, em 1808, sem deixar de mostrar simpatia pelos valores que lhe serviam de estandarte, consubstanciados na frase mais ouvida nessa época “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”. Monge beneditino doutorado em Teologia pela Universidade de Coimbra e medalhado com o ouro pela Academia Real das Ciências, o seu protagonismo no campo político torna-se evidente quando Ferreira Borges, no dia 24 de agosto de 1820, fez ecoar o Liberalismo em proclamação pelas ruas da cidade do Porto.